quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

29 de Janeiro DIA DA VISIBILIDADE DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS.






29 de Janeiro Dia da Visibilidade de “TRAVESTIS e TRANSEXUAIS” quem são essas pessoas?


Neste vasto universo da existência humana, definir alguém simplesmente por sua composição biológica ou baseada na sua denominação em um registro civil, torna-se impossível, visto que existem outras possibilidades de existência, que tão somente “macho” ou “fêmea”, pela condição de nascimento. A definição de quem realmente somos quanto a pessoas e seres humanos são acontecimentos que trazem em se uma carga genética indiscutível, e uma centena de composições culturais como família, escola, sociedade que juntos irão contribuir na orientação da cidadania e da sexualidade das pessoas, a sexualidade da pessoa humana é ampla e atinge espaços diversos que não necessariamente envolve o sexo em se, envolve emoção, desejo, realizações política, religiosidade e diversos fatores interagindo para a composição da sexualidade de uma pessoa, ela não se constitui isoladamente de acontecimentos sociais e suas conseqüências.
Quando falamos de sexo, com ou sem finalidades de reprodução, esse por se não se define desde que é feito ou praticado de diversas formas de acordo a cultura e o tempo de existência de cada sociedade, e as suas profecias e representatividades de divino e sagrado. A normatividade de praticas sexuais dos humanos tão questionadas nas relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, encontra-se representadas também na natureza por animais irracionais, como cães, gatos, borboletas cavalos, e outros. A travestilidade ou transexualidade de pessoas encontra-se amplamente descritas e documentada em diversas sociedades e em períodos distintos da historia da humanidade, não sendo assim uma invenção dos movimentos sociais e liberdades de governos A, B, ou C isto é, sempre existiram pessoas que independente de seus papeis sociais, ou seja o sua representatividade para a sociedade, a sua identidade de gênero difere do seu papel social e vice versa vemos mulheres, com identidade de gênero masculina e vemos homens com identidade de gênero feminina, daí, a necessidade de travesti-se de acordo a sua identidade de gênero, no desempenho do seus papeis sociais.
A transexualidade se dá na maioria das vezes no universo do psique, ou na esfera mental, é uma não aceitação da constituição biológica do seu corpo e de seus órgãos sexuais, uma pessoa transexual desperta essa repulsa desde a infância, seu comportamento é sempre o oposto do seu gênero, se menino identifica-se menina, se menina identifica-se menino, exigindo das famílias uma gama de conhecimento , amor e responsabilidade no cuidar dessas pessoas, pois os traumas geralmente são freqüentes, e doloros e acompanham essas pessoas para o resto de suas vidas, quando não levando-os ao suicídio.
Tanto as pessoas travestis ou transexuais estão presentes em nossas sociedades e desempenham papeis de relevância para o conjunto social, se na maioria das vezes a imagem existente dessas pessoas são de barraqueiras ou degenerados, deve-se a uma construção secular. E dentre várias mentiras nos foçaram acreditar que só existe espaço dentro de uma sociedade para homens e mulheres, isso hoje podemos ver como uma grande mentira, em qualquer que seja a sociedade existe sempre o espaça par qualquer ser humano que tenha amor, e possa amar o seu semelhante como a se mesmo.
Pensando na construção de uma sociedade, onde as pessoas sejam respeitadas em sua integralidade e nas suas diferenças, é que em 29 de Janeiro, a sociedade brasileira trata esse dia como o dia da visibilidade de travesti e transexuais. Para e apartir desse momento, juntos independente de cor, raça, credo, posição social e ideológica passemos a construir uma sociedade de respeito e tolerância à diversidade da humanidade.







CONVITE


Prezado senhor (a):

O Grupo Humanus é uma ONG que atua na defesa dos direitos humanos e cidadania das pessoas LGBT ( Lesbicas,Gays, Transgêneros e Bissexuais), de Itabuna e Sul da Bahia. Criado em 2001. com o propósito de implementar políticas e ações que garantam os direitos desta população. e também de promover ações de capacitação e prevenção em Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST e AIDS. Convida para uma:

TARDE DE CINEMA


No dia 29/01/2011, Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais, o Grupo Humanus, irá exibi apartir das 14:00,os seguintes filmes:

-BOMBADEIRAS - O UNIVESO DO SILICONE CLANDESTINO.

-MEU AMIGO CLAUDIA, A VIDA DE CLAUDIA WONDER.

-TRANSAMERICA – A CIRURGIA DE REDESIGNAÇÃO DO SEXO.

-AMANDA E MONIK – SER TRAVESTI NO NORDESTE BRASILEIRO.


Local: RUA RUFFO GALVÃO 19, SEGUNDO ANDAR, SALA 207 – CENTRO - ITABUNA/BAHIA..


Após as exibições haverá um bate papo com as pessoas presentes, para a desconstrução e construção de uma nova visão política e social das pessoas transexuais.

Você é nosso convidad@ especial., venha participe.

Jose Dantas de Araujo/ Presidente.


Confirme sua presença. (73) 88483237 / 88034714.

Capacidade: 30 pessoas.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ILHÉUS: CINCO DIAS, DE PURO CINEMA.



Entrada do Teatro Municipal de Ilhéus, local sede do 1ºFestival de Cinema Baiano.






Familia Machado, unida, vivendo e fazendo cultura na Bahia.










Petrus Pires, no bate papo após o filme "CESIO 137".









Silvia Abreu, fazendo o bate papo com a plateia após o filme "ESSES MOÇOS"










Silvia Abreu, da Tuq video, a grande homenageada da noite.










Piligra,Eva Lima,Jose Antonio Loyola e André Rosa, prestigiando assiduamente o festival.










Chegou ao fim o 1º FESTIVAL DE CINEMA BAIANO, de 09 a 13 de Janeiro, na cidade de Ilhéus no sul da Bahia, foi a sede deste que se notabilizou por ser um festival, diferenciado no seu conteúdo e forma como foi concebido, além de nos brindar com exibições magníficas de grandes mestres da cinematografia baiana e brasileira, também abriu espaços onde o publico pode além de votar na mostra dos melhores curtas, participar dos bate papo, com pessoas ligadas aos filmes ou aos temas relacionados aos mesmos, assim foi na mostra SEXUALIDADES, uma novidade que deverá ser inspiração para outras edições do festival, parabéns à PANORÂMICA e ao NÚPROART, sob a batuta de Cris, Edson, Victor e todos os outros colaboradores que em cinco dias nos receberam com uma cortesia impar e gentileza extrema, tudo de primeira o material, a divulgação, e o rigor britânico no comprimento dos horários das exibições coisa que e raro no Brasil, neste festival os horários foram a risca , todos estão de parabéns, quem participou sabe o quanto foi gratificante e que perdeu fica a dica morra de inveja, eu disse não percam!!! Perderam ai só ano que vem... Esperamos o próximo, e que de preferência seja em nossa querida Itabuna fica ai o alerta aos que podem e devem promover a cultura da cidade, um evento como esse gera cultura, mídia e muito lucro.
As fotos do ultimo dia, feitas pelo produtor cultural e artístico Ari Rodrigues.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ILHÉUS, CINCO DIAS DE CINEMA BAIANO !



TUNA ESPINHEIRA, Diretor de "CASCALHO".





FERNANDO BÉLENS, Diretor de "PAU BRASIL".


São cinco dias, de vidas em telas e vidas em historia reproduzidas em telas na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, a cidade não é só um pólo de cultura literária pelo seu representante maior Jorge Amado , é sim e também um pólo de discussões ligadas ao universo do cinema, com a edição do 1º FESTIVAL DE CINEMA BAIANO, de 9 á 13 de Janeiro de 2011, em locais diversos na cidade estão sendo exibidos obras que em sua maioria não chega ao grande publico, e são obras primas da cinematografia não só baiana e sim nacional, estiveram presentes representantes da sétima arte como os diretores Fernando Belens com seu filme denso, realista e bem resolvido “PAU BRASIL”. E Tuna Espinheira com uma obra impar retratando o universo da escravidão humana e a ambiçõa pelo vil metal, em “CASCALHO”.
Hoje é o ultimo dia do festival, ainda teremos exibições magníficas como:

ALBUM DE FAMILIA de Wallace Nogueira 14H – TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS.

CÉSIO de Roberto Pires 16H - TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS.


ESSES MOÇOS, de Araripe Jr.18 H - TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS.


FILHOS DE JOÃO, ADIMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO, de Henrique Santas – 20H – CINE SANTA CLARA


22 H.-Cerimônia de premiações e encerramento do festival.


PARTICIPEM!!!!!!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

1º FESTIVAL DE CINEMA BAIANO




Estará acontecendo em Ilhéus-Bahia, de 9 a 13 de Janeiro de 2011, o 1º FESTIVAL DE CINEMA BAIANO. Uma iniciativa pioneira de retirar das grandes cidades e trazer para o interior, visto que este festival tem um diferencial que formar um novo publico de cinema com uma visão mais critica e realista do que seja cinema, como acontece cinema e como o cinema interage com a nossa realidade.
Outra novidade deste festival é o mostra SEXUALIDADE, na qual será exibido três longas com temáticas ligadas à sexualidade e após a exibição acontecera um bate-papo com a platéia, gerando assim um fórum de discussão a respeito da sexualidade, dentro de cada debate um representante de grupos ligados a movimentos sociais que tenham em seu trabalho o cunho de tratar da sexualidade estará participando.
O Grupo Humanus, estará participando no dia 10/01/2011, do debate após a exibição do filme BOMBADEIRAS, filme este que retrata a experiência de varias travesti baianas e suas vidas e as implicações do silicone, quando aplicado de forma ilegal, Jose Antonio Loyola membro do Grupo Humanus-Itabuna/Ba., estará participando deste festival a convite da organização.
Aconteceram três mostras paralelas em salas do Teatro Municipal de Ilhéus, na Fundação Cultural de Ilhéus, Cine Santa Clara Sala 2, nestes mesmos locais estará acontecendo em outros horários três oficinas uma de Roteiro, Produção e Direção de Arte.

Mais informações acesse: www.feciba.com.br/p/contatos.html