quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

29 de Janeiro DIA DA VISIBILIDADE DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS.






29 de Janeiro Dia da Visibilidade de “TRAVESTIS e TRANSEXUAIS” quem são essas pessoas?


Neste vasto universo da existência humana, definir alguém simplesmente por sua composição biológica ou baseada na sua denominação em um registro civil, torna-se impossível, visto que existem outras possibilidades de existência, que tão somente “macho” ou “fêmea”, pela condição de nascimento. A definição de quem realmente somos quanto a pessoas e seres humanos são acontecimentos que trazem em se uma carga genética indiscutível, e uma centena de composições culturais como família, escola, sociedade que juntos irão contribuir na orientação da cidadania e da sexualidade das pessoas, a sexualidade da pessoa humana é ampla e atinge espaços diversos que não necessariamente envolve o sexo em se, envolve emoção, desejo, realizações política, religiosidade e diversos fatores interagindo para a composição da sexualidade de uma pessoa, ela não se constitui isoladamente de acontecimentos sociais e suas conseqüências.
Quando falamos de sexo, com ou sem finalidades de reprodução, esse por se não se define desde que é feito ou praticado de diversas formas de acordo a cultura e o tempo de existência de cada sociedade, e as suas profecias e representatividades de divino e sagrado. A normatividade de praticas sexuais dos humanos tão questionadas nas relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, encontra-se representadas também na natureza por animais irracionais, como cães, gatos, borboletas cavalos, e outros. A travestilidade ou transexualidade de pessoas encontra-se amplamente descritas e documentada em diversas sociedades e em períodos distintos da historia da humanidade, não sendo assim uma invenção dos movimentos sociais e liberdades de governos A, B, ou C isto é, sempre existiram pessoas que independente de seus papeis sociais, ou seja o sua representatividade para a sociedade, a sua identidade de gênero difere do seu papel social e vice versa vemos mulheres, com identidade de gênero masculina e vemos homens com identidade de gênero feminina, daí, a necessidade de travesti-se de acordo a sua identidade de gênero, no desempenho do seus papeis sociais.
A transexualidade se dá na maioria das vezes no universo do psique, ou na esfera mental, é uma não aceitação da constituição biológica do seu corpo e de seus órgãos sexuais, uma pessoa transexual desperta essa repulsa desde a infância, seu comportamento é sempre o oposto do seu gênero, se menino identifica-se menina, se menina identifica-se menino, exigindo das famílias uma gama de conhecimento , amor e responsabilidade no cuidar dessas pessoas, pois os traumas geralmente são freqüentes, e doloros e acompanham essas pessoas para o resto de suas vidas, quando não levando-os ao suicídio.
Tanto as pessoas travestis ou transexuais estão presentes em nossas sociedades e desempenham papeis de relevância para o conjunto social, se na maioria das vezes a imagem existente dessas pessoas são de barraqueiras ou degenerados, deve-se a uma construção secular. E dentre várias mentiras nos foçaram acreditar que só existe espaço dentro de uma sociedade para homens e mulheres, isso hoje podemos ver como uma grande mentira, em qualquer que seja a sociedade existe sempre o espaça par qualquer ser humano que tenha amor, e possa amar o seu semelhante como a se mesmo.
Pensando na construção de uma sociedade, onde as pessoas sejam respeitadas em sua integralidade e nas suas diferenças, é que em 29 de Janeiro, a sociedade brasileira trata esse dia como o dia da visibilidade de travesti e transexuais. Para e apartir desse momento, juntos independente de cor, raça, credo, posição social e ideológica passemos a construir uma sociedade de respeito e tolerância à diversidade da humanidade.







CONVITE


Prezado senhor (a):

O Grupo Humanus é uma ONG que atua na defesa dos direitos humanos e cidadania das pessoas LGBT ( Lesbicas,Gays, Transgêneros e Bissexuais), de Itabuna e Sul da Bahia. Criado em 2001. com o propósito de implementar políticas e ações que garantam os direitos desta população. e também de promover ações de capacitação e prevenção em Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST e AIDS. Convida para uma:

TARDE DE CINEMA


No dia 29/01/2011, Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais, o Grupo Humanus, irá exibi apartir das 14:00,os seguintes filmes:

-BOMBADEIRAS - O UNIVESO DO SILICONE CLANDESTINO.

-MEU AMIGO CLAUDIA, A VIDA DE CLAUDIA WONDER.

-TRANSAMERICA – A CIRURGIA DE REDESIGNAÇÃO DO SEXO.

-AMANDA E MONIK – SER TRAVESTI NO NORDESTE BRASILEIRO.


Local: RUA RUFFO GALVÃO 19, SEGUNDO ANDAR, SALA 207 – CENTRO - ITABUNA/BAHIA..


Após as exibições haverá um bate papo com as pessoas presentes, para a desconstrução e construção de uma nova visão política e social das pessoas transexuais.

Você é nosso convidad@ especial., venha participe.

Jose Dantas de Araujo/ Presidente.


Confirme sua presença. (73) 88483237 / 88034714.

Capacidade: 30 pessoas.

Nenhum comentário: